o que comer quando esta gripado

5 Alimentos para combater gripe ou resfriado
Assim, o que se deve comer na gripe são alimentos como:

1. Sopa de legumes ou canja
Tomar uma sopa ajuda a fluidificar as secreções e a expectorar mais facilmente o vapor desses alimentos que são consumidos quentes também ajudam a desentupir o nariz. A canja de galinha é um ótimo exemplo de uma sopa boa para gripe porque tem vitaminas A, C e E e proteína, que ajudam o organismo a se recuperar a força e aumentar a resistência do sistema imune. Além disso a sopa tem sódio e potássio que ajudam na regulação da temperatura corporal, sendo útil em caso de febre.


2. Chás de ervas
O chá é um ótimo remédio caseiro para gripe porque além de hidratar é uma bebida que se toma quente e o vapor ajuda na descongestão nasal. Um bom exemplo de chá é o chá de camomila, equinácea, hortelã e ginseng, que podem ser tomados ou inalados para ajudar a desentupir o nariz. Para a inalação deve-se preparar o chá e inclinar a cabeça para cima da xícara, repirando o seu vapor. Um ótimo chá para este efeito é o de eucalipto.

O chá de canela com mel também é uma ótima solução porque possui propriedades medicinais anti-sépticas e antibacterianas que ajudam no tratamento da gripe. Basta ferver 1 xícara de água com 1 pau de canela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar a seguir, de 3 a 4 vezes por dia.

O mel com própolis pode ser adicionado ao chá para lubrificar a garganta e diminuir a inflamação, em caso de haver tosse.

o que comer quando esta gripado

3. Iogurte ou leite fermentado
O consumo de iogurtes e leites fermentados com probióticos durante o estado gripal ajuda a melhorar a flora intestinal, fortalecendo o sistema imune porque ativam células de defesa do organismo, encurtando o tempo da gripe. O Yakult e o Activia são bons exemplos de iogurtes ricos em lactobacilos e bifidobactérias que podem ser utilizados para prevenir e tratar a gripe.


4. Frutas e legumes
As frutas e legumes aumentam a quantidade de água, fibras e vitaminas C, A e Zinco, fazendo com que o corpo consiga reagir melhor ao vírus na produção de anticorpos. Sendo uma boa fonte de energia para o organismo que encontra-se debilitado. As mais indicadas são as frutas cítricas como morango, laranja, abacaxi e limão que reforçam a imunidade.

Couve, cenoura e tomate são fontes de betacaroteno, atuam contra infecções e estimulam o sistema imune.

A falta de apetite é um sintoma comum na gripe que faz com que a doença se prolongue e é por isso que o consumo de alimentos nutritivos, de fácil digestão e ricos em água, como os citados acima, ajudam na recuperação da gripe.


5. Temperos que curam
Alho, mostarda, pimenta são úteis para descongestionar o nariz e dissolver o catarro, além disso tem ação natural que reduz a febre e as dores no corpo. Por isso, use estes condimentos nas refeições enquanto estiver gripado, comendo também carnes magras que são excelente fonte de proteínas e ficam ótimas quando bem temperadas.

Alecrim, orégano e manjericão também são ótimas opções para temperar e combater os sintomas da gripe e resfriado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *